Consumidores têm até fim de março para negociar dívidas bancárias e não bancárias #4

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras
Os consumidores têm até 31 de março para negociar dívidas bancárias em atraso pelo Mutirão de Negociação e Orientação Financeira. Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não tenham bens dados em garantia nem dívidas prescritas.
No mesmo período, a Serasa promove o seu Feirão Limpa Nome. No evento, o consumidor tem a oportunidade de quitar dívidas não bancárias em atraso, e com descontos, contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras.

Passo a passo para negociar
Acesse o Registrato, do Banco Central. Ali, é possível consultar gratuitamente empréstimos e financiamentos no nome do consumidor e outras informações sobre o seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo.

Entre em contato com o banco ou financeira credora usando os canais oficiais disponibilizados pela instituição e informe que deseja renegociar pelo Mutirão da Febraban. Informe a dívida que deseja quitar e pergunte quais são as condições (descontos e prazos) oferecidas. Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação.

Dívidas não bancárias contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras podem ser negociadas nos canais digitais da Serasa, como site e aplicativo.

Outra possibilidade é negociar as dívidas atrasadas nas agências dos correios participantes. Basta escolher a agência mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar pelo Serasa Limpa Nome. Leve o seu CPF e um documento original com foto. Confira os endereços das agências participantes aqui.

Superendividamento
É possível abrir diversas negociações, com diferentes bancos e financeiras, caso o consumidor possa assumir as parcelas da negociação. No entanto, o Mutirão não é indicado para o consumidor que esteja em situação de superendividamento.

Caso esteja superendividado, ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomendação é entrar em contato com o Procon mais próximo e pedir orientação.

A ação é realizada desde 2022 pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons, com o objetivo de ajudar as famílias a evitar o endividamento de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *