De Uberlândia para o Brasil: leis de Liza Prado ganham destaque nacional

Humanização do luto materno e proibição de tatuagens em animais são exemplos de como o legislativo municipal pode inspirar mudanças em todo o paísO reconhecimento nacional de duas leis de autoria da vereadora Liza Prado reafirma o potencial transformador da política local. A aprovação, no Congresso Nacional, da Política de Humanização do Luto Materno e Parental e da proibição de tatuagens e piercings em animais para fins estéticos mostra que iniciativas surgidas no chão das cidades podem, sim, influenciar as grandes decisões do país.

A primeira proposta reconhece a dor de mães que sofrem perdas gestacionais ou neonatais e exige tratamento humanizado, com direito a leito separado e apoio psicológico. A segunda, já em vigor em Uberlândia, agora será criminalizada em nível nacional como forma de coibir maus-tratos a animais.

Essas leis não apenas respondem a dores reais e ignoradas, mas também provam que as Câmaras Municipais são laboratórios vivos da democracia. Quando o Legislativo local se aproxima da sociedade e escuta suas urgências, consegue produzir soluções que transcendem fronteiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *